1 - NÃO SEJA MULTITAREFA
A primeira forma para ter mais foco e concentração é não ser multitarefa.
Ser multitarefa é realizar uma série de atividades simultaneamente ou alternar rapidamente entre uma tarefa e outra. Essa prática é o oposto de ter foco.
O ideal é escolher uma tarefa importante e se envolver completamente com ela até o fim. Quando finalizá-la, separe um tempo, respire fundo e prossiga para a próxima. Caso seja cansativa, faça uma pausa de 15 a 20 minutos, para descansar a mente.
2 - CRIE UM AMBIENTE FAVORÁVEL
Outra forma de ter mais foco e concentração é criando um ambiente favorável. Em algumas ocasiões, as interrupções e aquelas visitas inesperadas atrapalham o trabalho durante o dia.
Por isso, deixe bem claro o momento em que você está ocupado e, se achar melhor, coloque um fone de ouvido para evitar as distrações.
Ainda no ambiente, procure deixá-lo organizado e limpo. Segundo pesquisas, a famosa ?mesa bagunçada? facilita a distração.
3 - REALIZE EXERCÍCIOS DE CONCENTRAÇÃO
Alguns exercícios mentais estimulam a concentração no cérebro e eles podem ser realizados no dia a dia, sem tomar muito tempo.
Entre eles, o hábito de montar quebra-cabeças, jogo de cartas e aprender um novo idioma são ótimos para exercitar a atividade mental e fortalecer a memória.
Além deles, os exercícios físicos também contribuem para o foco e a concentração. Um deles é a prática do Yoga, que inclui postura, atenção plena e meditação.
4 - TENHA UMA BOA NOITE DE SONO
Uma boa noite de sono tem muito a ver com a qualidade de vida do indivíduo. Pessoas que não dormem bem ou têm uma noite agitada estão suscetíveis a ter menos disposição no dia a dia, o que contribui para a falta de foco e concentração.
Dessa forma, o ideal é definir a hora de dormir como o momento de recarregar as energias. A quantidade de horas de sono varia entre 6 a 8 por noite, dependendo de cada pessoa. Mais ou menos que isso prejudica diretamente o desempenho diário.
5 - BUSQUE ALIMENTAR-SE ADEQUADAMENTE
Por fim, o foco e a concentração também são resultados de vitaminas e minerais presentes em nosso corpo. Quando eles estão em falta, as chances de apresentar sonolência, distração e improdutividade são maiores.
Por isso, alguns alimentos como oleaginosas, café, cacau e folhas verdes possuem vitaminas e minerais que ajudam a ter mais foco e concentração.
Em contrapartida, nem sempre é possível absorver os níveis suficientes de vitaminas e minerais por meio da alimentação. Dessa forma, polivitamínicos, como Gerovital, são auxiliares para suprir as carências nutricionais e proporcionar foco e concentração.
Um dos diferenciais do Gerovital para os demais polivitamínicos é que ele possui em sua fórmula 16 vitaminas e minerais + ginseng, que possui resultados comprovados quando o assunto é foco.